segunda-feira, 5 de setembro de 2016

GUIAS DE AFIAÇÃO (JIG)

As lâminas quando novas vem com um ângulo pré-definido pela fábrica. Esses ângulos podem não serem o que desejamos por diversos motivos. Podemos querer um ângulo menor para facilitar o corte, um ângulo maior para madeiras mais duras, etc.

Você pode se encontrar em uma situação onde sua lâmina pegou um prego e fez um "dente" ou caiu no chão e amassou o fio. Os motivos são vários e por isso saber como refazer o ângulo de sua lâmina pode ser muito libertador.

Não vou entrar em detalhes neste artigo sobre qual o melhor ângulo pois já falei disso antes, mas vou falar sobre os guias de afiação, ou JIGs que podemos utilizar para refazermos o ângulo deo chanfro de nossas lâminas.

Um bom JIG deve ser capaz de permitir que você escolha o ângulo, prenda bem a lâmina, permita que você faça os movimentos necessários a afiação e você seja capaz de  regulá-lo no mesmo ângulo quando for afiar de novo.

Abaixo alguns tipos de JIGs encontrados no mercado (fora do Brasil, infelizmente):





O ajuste do JIG é sempre cheio de dúvidas, mas nada que a boa e velha geometria não resolva. Mas se você não é fâ de matemática, abaixo tem um link para um vídeo em meu canal do Youtube onde mostro dois dos meus métodos de ajustar o JIG.



Nenhum comentário:

Postar um comentário